Lista Badwolf 13: Obras com Dragões

 

Historia da lenda

dragões, badwolf13

Existem vários indícios do inicio das lendas sobre essas criaturas majestosas. Em cada continente, pais, povo, ou civilização conseguimos algo que nos leve a criaturas que poderiam ser os verdadeiros “dragões”.

Os paleontólogos acreditam que a lenda sobre eles começaram no instante em que povos da Europa e Ásia começaram a encontrar fósseis de dinossauros.

De forma geral, os pesquisadores acreditam que as lendas vieram dos medos das pessoas por alguns repteis e serpentes que com os anos as historias foram aumentando resultando na criatura que conhecemos atualmente.

Se averiguarmos as lendas, conseguimos detectar pontos diferentes entre as historias ocidentais das orientais.

Aqui no ocidente (Europa), as visões sobre dragões eram macabras, os relatos descreviam uma criatura exclusivamente má que voava a noite cuspindo fogo, destruindo vilas e matando pessoas. As primeiras menções sobre eles apareceram primeiramente nas escrituras judaicas, da Bíblia, e gregas.

Já no oriente, os dragões eram colocados como animais bondosos que traziam prosperidade aonde chegavam. Segundo as lendas, sua alimentação era composta de grande maioria por alface, repolho e maçãs. Para reforçar essa ideia podemos citar os dragões da mitologia chinesa que são mais antigos que os das escrituras judaicas. Nelas os dragões habitavam o “paraíso”, chamado de “jardim da sabedoria”.

No nosso continente não temos muitas historias sobre eles mas podemos citar a lenda da tribo Chincha do Peru, Mama Pacha, a deusa que zelava pela colheita e plantio. As vezes ela era descrita como um dragão que causava terremotos.

Já no México os dragões eram citados como “divina serpente” e por outros vários nomes. Essa “divindade” supostamente tinha a missão de renovar o mundo após cada ciclo de destruição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dragões no entretenimento

Como vimos acima, esse personagem tem múltiplas historias que o colocam em vários pontos da mesma balança. Algumas historias são malignos, em outras são os heróis.

O mundo do entretenimento seria louco se não usasse o conteúdo sobre eles. Existem centenas e centenas de obras do cinema, livros, HQs, mangás, televisão e jogos que usam dragões como personagem então na lista de hoje veremos apenas treze que tiveram algum destaque ou que significaram algo para suas obras não sendo necessariamente o protagonista. Mas com certeza teremos listas que abordaram cada núcleo do entretenimento.

A ordem esta contemplando o ano de lançamento de cada obra

Die Nibelungen (1924)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para iniciar a lista devemos começar pelo primeiro filme onde mostra um dragão. O filme Die Nibelungen de 1924, dirigido pelo Fritz Lang. Foi baseado em uma série de lendas alemãs sobre criaturas que habitam o nevoeiro, chamados de Nibelungos.

A Historia é sobre O Siegfried, filho de um rei, que após ter se convertido num guerreiro extraordinário deve voltar ao castelo de seu pai. Porém ao chegar ao castelo Siegfried descobre que a princesa Kriemhild precisa de sua ajuda então abandona o castelo novamente em busca da princesa com o objetivo de salva-la.

 Uma boa curiosidade sobre o dragão na trama é que para parecer natural precisavam de 17 animadores simultâneos para controlá-lo

A bela adormecida (1959)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você deve esta se perguntando, tem dragão na bela adormecida? E a resposta é simples, tem sim e sua primeira aparição foi na animação de 1959.

O dragão nessa animação é maligno, uma transformação da Malévola que por sinal também teve seu próprio filme em live action muitos anos depois.

Caverna do dragão (1983)

abertura do caverna do dragão, badwolf 13

Quem nunca correu para casa pra não perder Caverna do Dragão, hen. Esse desenho esta na infância de milhares. A cada aventura dos cinco em busca de voltar para casa nos emocionava, e na mesma proporção muitos odiaram a pobre Uni.

O desenho foi baseado em um game de mesmo nome que narrava as aventuras de um grupo de garotos

Os dragões de Caverna do Dragão eram demais, para mim Tiamat esta no top 10 dos melhores personagens dragão.

O ultimo episódio da série foi exibido em 1986 após estarem três anos no ar, contendo ao todo 27 episódios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dragonhear – Coração de dragão (1996)

Quem nunca viu esse filme na sessão tarde, nunca viu sessão da tarde.

A historia se passa no século X, durante uma revolta de camponeses que termina com a morte do rei, um tirano odiado por todos. Seu filho, um jovem príncipe, tem a infelicidade de presenciar tudo e além disso acaba sendo gravemente ferido. A rainha desesperada ao ver o estado do seu filho, invoca o poder mágico de um dragão para salva-lo. No entanto o dragão fez uma única exigência, fez com que o príncipe prometesse ser bom e justo, após isso o mesmo dividiu seu coração com o príncipe, assim salvando-o.

Anos mais tarde a promessa se foi como uma lembrança pois quando o príncipe se tornou rei começou a ser mais perverso que o próprio pai. Com toda essa situação um cavaleiro começa a acreditar que o coração do dragão que causou o ódio no rei e com isso começa a caçar e matar todos os dragões. Apenas quando chegou no ultimo que ele viu a situação de maneira mais clara

Este slideshow necessita de JavaScript.

Final fantasy (2001)

Este slideshow necessita de JavaScript.

O jogo com o mesmo nome é muito mais famoso que o filme. Mesmo tendo um efeito especial adequado para época o roteiro era fraco e não tinha sequer um argumento inicial.

 

Harry Potter (2001)

Durante a saga de Harry no cinema tivemos alguns vislumbres de criaturas esplêndidas do seu universo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No primeiro filme vimos um dragão bebe mas só o vimos sendo personagem de fato no filme “Harry  Potter e o Cálice de fogo”, onde o vimos como obstáculo na primeira prova do torneio Tribruxo.

Harry-Potter-e-o-Cálice-de-Fogo-Dragão-Cuspindo-Fogo, badwolf 13

Posteriormente no filme “Harry Potter e as relíquias da morte parte 2” vimos outro dragão em posição totalmente diferente porque nesse filme, o mesmo serviu como transporte para que os três pudessem fugir, além disso a fuga significou sua própria liberdade pois o dragão servirá como guardião/escravo dos tesouros que estavam no banco Gringotes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Reino de fogo  (2002)

A premissa do filme é a seguinte, uma engenheira desperta por acaso um perigoso dragão que estava em hibernação há muitos séculos. 20 anos mais tarde o mundo já estava devastado por essa criatura, cabe ao filho da engenheira, Quinn (Christian Bale), a missão de derrotar o dragão antes que seja tarde. Com a ajuda Van Zan (Matthew McConaughey) que alega saber como matar o dragão, ambos vão ao rumo de uma batalha que promete ser quente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aprendiz de feiticeiro (2010)

Esse filme não foi clamado pelo publico e nem pela critica, mas o dragão em miniatura do anel da um charme para o inicio do filme.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Game of Thrones (2011)

Quem não conhece Game of thrones, com certeza não é dessa época. A série acabou há pouco tempo e os fãs não sabem o que fazer até, isso é um fato.

Outro fato é que os dragões da Daenerys são espetaculares, os efeitos em Cada um deles não deixam a desejar, estão no mesmo nível de qualquer filme de Hollywood.

Vimos os Drogon, Rhaegal e Viserion crescerem a cada temporada, torcemos por eles e sofremos por eles a cada flecha ou lança jogada.

Quando a serie voltar teremos o maior confronto de todos tempos, a luta do Mcgregor contra o  Mayweather será fichinha perto desse confronto.

Pra você quem vencerá, Drogon ou Viserion?

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O hobbit  (2012)

A trilogia dos Hobbits não conseguiu convencer os fãs de Senhor dos anéis, mas conseguiu levar milhares ao cinema.

A trama central se passa sob o olhar de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) que vive uma vida pacata, normal para um hobbit. Sua vida só muda quando um mago,  chamado Gandalf, bate em sua porta e o convida para uma aventura na qual o mesmo promete que seria única. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandolf começam sua jornada inesperada pela Terra Média. O objetivo no fim era libertar o reino de Erebor que havia sido conquistado pelo dragão Smaug e que antes pertencia ao anões. No caminho eles tem vários problemas como Elfos, Trolls e é claro, ele, Gollum (Andy Serkis).

Benedict Cumberbatch foi muito bem como Smaug

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O homem de aço (2013)

Os filmes da DC Comics tem nos deixados nervosos, pois tirando o filme da mulher maravilha( Filme de super herói do ano) que foi unânime em exigência, os outros tem feito fãs brigarem entre si porque metade gostam e metade odeiam.

Quem diria que iríamos ver um dragão no filme do Superman, e ainda por cima, um dragão com quatro asas.

dragão em homen deçao, badwolf13

 

Malévola (2014)

Olha quem voltou, ela mesmo. Na onda dos vilões que viram anti-heróis, A Disney lançou Malévola, que teve como intérprete, Angelina Jolie.

A historia é boa, conta o passado de Malévola, Justifica seus erros e dá um passado para a personagem.

  Abaixo tem os dragão de 1959 e o de 2014, o segundo segui uma linha do primeiro, o que vocês acham?

Este slideshow necessita de JavaScript.

O sétimo filho (2014)

Pra fechar a lista temos um filme que também não é grande coisa. Uma curiosidade nesse filme é que no inicio do filme o Kit Harington, o que faz Jon Snow em GOT. Não teve muita sorte como na série e acabar morrendo queimado.

A trama central do filme se passa em volta de uma lenda onde acreditam que somente o sétimo filho do sétimo filho terá capacidade de derrotar a bruxa maléfica que assombra o reino

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que você achou da lista? Lembre-se que ainda teremos uma para cada parte do entretenimento (série, anime, tv e etc).

Não deixe de curtir nossa fan page aqui do lado e compartilhar, você ajudará demais se fizer isso.

Até mais!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s