A busca Juiz Forana para se firmar no mercado áudio visual

O investimento na próxima geração

A indústria cinematográfica nunca foi algo muito forte em Juiz de Fora, mas essa realidade não parece que perpetuará, uma vez que o interesse pelo mercado áudio visual só cresce e junto com ela novos talentos podem surgir. Está semana aconteceu a 15° edição do festival de cinema Primeiro Plano que visa não só premiar os destaques do ano, mas também a impulsionar a adesão do publico para o mercado do cinema em juiz de fora,Para Anna Onofre,diretora geral do projeto “1206”, afirma que “Juiz de Fora é uma cidade que transpira talento e arte. Tem muita gente boa aqui e talvez o principal motivo para não nos transformarmos num pólo audiovisual seja a falta de conhecimento desse talento” e pela segunda vez seguida o festival contou com Oficinas gratuitas que visam a formação do profissional, as oficinas foram divididas em três: Documentário, com Leo Ayres; Edição, com Rodrigo Carneiro; e A Luz no Cinema: Teoria e Prática, ministrada por Tiago Scorza. Juan Ribeiro, aluno das oficinas indaga “A oficina é muito importante pelos seguintes motivos, dará chances para alguém que queira conhecer a área, dará experiência para quem já esta na área além de dar nome para a região.”

                                      

foto-primeiro-plano
Alunos atentos às oficinas!

O apoio que faz diferença

Elaborar um curta as vezes pode ser algo complicado e financeiramente inviável principalmente no cinema alternativo, porem existe uma lei de apoio cultural que visa encurtar essas barreiras e impulsionar junto aos produtores a oportunidade de expor seu trabalho para o mundo , dando voz ao cinema alternativo lei Murilo Mendez financiou três projetos independentes de curtas para , são eles:

menina
A menina que colecionava estrelas

“A menina que colecionava estrelas”  integrando a Mostra Competitiva Regional, que reúne os curtas realizados por cineastas de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Duas mulheres, mãe e filha, vivem em um lugar isolado, onde “causos” do imaginário popular podem se tornar realidade. A mãe traz para a filha elementos da fantasia, conta histórias, enche a casa de cheiros: do café fresco, das ervas, do milho que vai virar pamonha, e costura afetos entre cada ponto do vestido que Mariana usará na festa de São João. “Minha intenção foi valorizar o cotidiano de duas protagonistas mulheres que vivem na roça e possuem dons mágicos”, conta a diretora Ana Cláudia Ferreira. “Barbante” que estará presente no 5º Festival de Curta-metragem de Mumbai, na Índia, em dezembro deste ano.“Aqueles cinco segundos” Gravados em um quarto de hotel, o curta conta a história de um jovem casal que, apesar de dois anos de relacionamento, nunca se beijou. Essa descoberta dá um aspecto surreal à produção, para discutir de forma bem-humorada a volatilidade dos relacionamentos.

Cannes

A paixão pelo cinema te leva a lugares nunca sonhados, como por exemplo, o maior festival de cinema do mundo,Cannes, por três vezes, partindo do zero, uma equipe de Juiz de Fora conseguiu isso, “É uma das coisas que nos fazem seguir em frente, saber que somos uma boa equipe e que conseguimos levar o nome da cidade 3 vezes, com os filmes “2 segundos, Azul  e 1206”, para o maior festival de cinema do mundo. As vezes nos esquecemos o quão grandioso isso é e nos entristecemos quando não temos muito sucesso dentro dos festivais nacionais.” Conta Anna,  ela nos diz que um dos maiores incentivadores de seu trabalho é o próprio festival de Cannes, pois a cada vez que retornam de lá, eles estão mais próximos do seu sonho que é viver de cinema.

cannes
Filme “Azul” selecionado para o festival de Cannes

O cinema em Juiz de fora já passa a ser uma realidade, em breve podemos esperar que mais trabalhos sejam feitos na cidade e que também sejam exibidos não só nos festivais locais, mas em festivais internacionais. Tudo depende da iniciativa dos interessados, dar o primeiro passo em qualquer direção é sempre complicado, mas depois do primeiro passo tudo se torna mais simples.

Por Luis Guilherme

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s